A representação social do centenário de Paulo Freire na mídia tradicional e alternativa

A representação social do centenário de Paulo Freire na mídia tradicional e alternativa

Autores

  • Adriana Critina Alves do Amaral Universidade Metodista de São Paulo
  • Camila Escudero Umesp

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p3-18

Resumo

Este artigo debruça-se na análise das reportagens veiculadas na semana em que se comemorou o centenário de nascimento do Paulo Freire e o acadêmico brasileiro mais citado no mundo. Nosso objetivo geral foi entender como o conceito da representação social (RS), a partir de Moscovich, é identificado na elaboração do conteúdo midiático e corrobora para a construção e representação imagética do Patrono da Educação Brasileira. Nosso corpus de pesquisa comparou as reportagens de seis veículos, compreendendo as mídias tradicionais e alternativas, sob a ótica de Peruzzo e Paiva. Utilizamos Bardin para desenvolver a Análise de Conteúdo, a partir de duas unidades de registro. Adiantamos que Paulo Freire foi apresentado aos leitores como referência de intelectual brasileiro, a partir da visão de mundo explicitada em suas obras e depoimentos a seu respeito, que inclusive impactou na cobertura das diversas editorias ao longo do ano pesquisado. Consideramos que, a partir do nosso estudo, Paulo Freire foi devidamente valorizado quanto à sua Representação Social nos veículos midiáticos pesquisados

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Amaral, A. C. A. do, & Escudero, C. (2025). A representação social do centenário de Paulo Freire na mídia tradicional e alternativa. Anuário Unesco Umesp De comunicação Regional, 27(27), 3–18. https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p3-18
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