A representação social do centenário de Paulo Freire na mídia tradicional e alternativa
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p3-18Resumo
Este artigo debruça-se na análise das reportagens veiculadas na semana em que se comemorou o centenário de nascimento do Paulo Freire e o acadêmico brasileiro mais citado no mundo. Nosso objetivo geral foi entender como o conceito da representação social (RS), a partir de Moscovich, é identificado na elaboração do conteúdo midiático e corrobora para a construção e representação imagética do Patrono da Educação Brasileira. Nosso corpus de pesquisa comparou as reportagens de seis veículos, compreendendo as mídias tradicionais e alternativas, sob a ótica de Peruzzo e Paiva. Utilizamos Bardin para desenvolver a Análise de Conteúdo, a partir de duas unidades de registro. Adiantamos que Paulo Freire foi apresentado aos leitores como referência de intelectual brasileiro, a partir da visão de mundo explicitada em suas obras e depoimentos a seu respeito, que inclusive impactou na cobertura das diversas editorias ao longo do ano pesquisado. Consideramos que, a partir do nosso estudo, Paulo Freire foi devidamente valorizado quanto à sua Representação Social nos veículos midiáticos pesquisados
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