O texto artístico como gênero do discurso: uma análise dos portais Nossa brasilidade e Terceira margem do Rio numa perspectiva bakhtiniana

Autores

  • Deivison Brito Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v25n25p63-82

Resumo

O artigo busca compreender textos de artistas evangélicos utilizados para mobilizar discussões sobre novas formas de significação e representação cultural. Serão analisados os textos de dois portais: Nossa Brasilidade e Terceira Margem do Rio. Busca-se compreender como os textos rearticulam sentidos de representações hegemônicas presentes na música, literatura etc. Os textos possuem uma comunicação dialógica e evidenciam perspectivas abrangentes não apenas circunscritas ao âmbito religioso. A polifonia de vozes compõe uma pluralidade que se enriquece sem perder a singularidade. Utiliza-se como quadro teórico de referência os conceitos de dialogismo e gênero do discurso no Círculo de Bakhtin e a estrutura constitutiva dos gêneros, a saber: o estilo, o conteúdo temático e a construção composicional.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Nogueira, D. B. (2024). O texto artístico como gênero do discurso: uma análise dos portais Nossa brasilidade e Terceira margem do Rio numa perspectiva bakhtiniana. Anuário Unesco Metodista, 25(25), 63–82. https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v25n25p63-82