A educação no (Super) Mercado: o conhecimento vale o quanto pesa? resultados da política neoliberal e a ação do marketing educacional

Autores

  • Airton Rodrigues
  • Adriana Barroso de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v25n25p93-103

Resumo

Este artigo propõe apresentar alguns aspectos sobre o atual momento da educação no Brasil, a qual vem atravessando profundas mudanças em virtude da política econômica neoliberal que afetou de forma bastante incisiva o modo como a educação tem sido oferecida aos alunos, em especial no ensino superior da rede privada. A mercantilização da educação nesse contexto em que o conhecimento tem sido considerado um produto, atua por meio do marketing educacional utilizando-se de todas as estratégias e táticas para efetivar a conquista do seu público alvo, assim se apresenta como objeto do desejo das grandes corporações educacionais: o futuro aluno. Por representarem de forma direta o sentido de um negócio lucrativo, observamos um cenário complexo no qual a comunicação no mercado educacional vem sendo aplicada como importante ferramenta por grandes corporações nacionais e internacionais que compõem agências publicitárias altamente especializadas na chamada “captação de alunos para instituições de ensino”. Como base para reflexões, as análises serão elaboradas em estudos apresentados nas seguintes obras: “Comunicação para o mercado educacional” de Tório Barbosa; “Dos passos estratégicos aos caminhos do marketing educacional” de Mekler Nichele Nunes e “A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público de Christian Laval.3

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Rodrigues, A., & Barroso de Azevedo, A. (2024). A educação no (Super) Mercado: o conhecimento vale o quanto pesa? resultados da política neoliberal e a ação do marketing educacional. Anuário Unesco Metodista, 25(25), 93–103. https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v25n25p93-103