Debate televisivo: espaço aberto para integração de meios de comunicação e do marketing político

Debate televisivo: espaço aberto para integração de meios de comunicação e do marketing político

Autores

  • Marcelo Simões Damasceno Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p114-135

Palavras-chave:

Eleições Governador 2022; Esfera Pública Digital; Mídias Sociais; Twitter.

Resumo

O artigo discute como a integração entre dois meios de comunicação pode ampliar a discussão proposta por candidatos ao governo do estado de São Paulo na esfera pública digital. Por meio da análise de contingência de postagens e de sites de mídias sociais durante o debate dos candidatos transmitido pela TV Bandeirantes, em 2022, discutimos o conjunto dos dados a partir da ótica da esfera pública, comunicação política e opinião pública. O resultado aponta que a estratégia usada pelos postulantes gerou repercussão positiva e negativa no Twitter, além de ampliar o market share. Entretanto, apesar dos ganhos obtidos, identificamos a ausência de planejamento para aproveitar as manifestações voluntárias que ocorreram durante o debate, mensagens que carregam elementos indutores para motivar as massas.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Simões Damasceno, M. (2025). Debate televisivo: espaço aberto para integração de meios de comunicação e do marketing político. Anuário Unesco Umesp De comunicação Regional, 27(27), 114–135. https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p114-135
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