Debate televisivo: espaço aberto para integração de meios de comunicação e do marketing político
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p114-135Palavras-chave:
Eleições Governador 2022; Esfera Pública Digital; Mídias Sociais; Twitter.Resumo
O artigo discute como a integração entre dois meios de comunicação pode ampliar a discussão proposta por candidatos ao governo do estado de São Paulo na esfera pública digital. Por meio da análise de contingência de postagens e de sites de mídias sociais durante o debate dos candidatos transmitido pela TV Bandeirantes, em 2022, discutimos o conjunto dos dados a partir da ótica da esfera pública, comunicação política e opinião pública. O resultado aponta que a estratégia usada pelos postulantes gerou repercussão positiva e negativa no Twitter, além de ampliar o market share. Entretanto, apesar dos ganhos obtidos, identificamos a ausência de planejamento para aproveitar as manifestações voluntárias que ocorreram durante o debate, mensagens que carregam elementos indutores para motivar as massas.
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