Um Diálogo comunicativo que aproxima e transforma:
narrativas interculturais contemporâneas nas produções Vídeo nas Aldeias e Um Dia na Aldeia
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0934/anuario.v27n27p61-81Palavras-chave:
Comunicação intercultural e interculturalidade, Identidade, Povos indígenas brasileiros, Cinema, Literatura infantilResumo
Este artigo propõe a análise de narrativas, expressões e interações sociais de comunidades indígenas brasileiras apresentadas na série de documentários Vídeo nas Aldeias (VNA) e na coleção de livros infantojuvenis Um dia na Aldeia, sob a condução de Vincent Carelli e Rita Carelli, respectivamente. Como metodologia, recorre à revisão de literatura, pautada nos conceitos da interculturalidade, comunicação intercultural e identidade propostos por autores como Canclini, ElHajii e Hall, além da análise exploratória descritiva do material pesquisado. Destaca especialmente o protagonismo e a participação de populações indígenas na autoria e no compartilhamento de suas vivências, particularidades, culturas e línguas com outras aldeias e com a sociedade em geral, em um processo de comunicação a partir de produções fílmicas e literárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anuário Unesco Metodista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.