A Interferência do Marketing na Construção de Padrões de Beleza

Autores

  • Geórgia dos Santos Sirqueira
  • Almiralva Ferraz Gomes
  • Adller Moreira Chaves

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p329-425

Palavras-chave:

Consumo, Gênero, Identidade, Marketing, Mulher.

Resumo

A imagem do corpo se modifica no decorrer do tempo e a relação com o corpo e o que é considerado belo permeia a nossa sociedade desde a antiguidade. O marketing, por meio da mídia com suas peças publicitárias e propagandas, transmite padrões de beleza e comportamento e influencia diretamente a sociedade. A construção da identidade de gênero feminino é construída pela história, cultura e relações sociais que o indivíduo forma pelas experiências e vivências desde o nascer para se tornar e se reconhecer como mulher. Diante disso, pretende-se analisar como o marketing adotado por empresas do ramo de moda interfere na construção de padrões de beleza para mulheres adultas na contemporaneidade. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratório, optou-se pelo levantamento como técnica de pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de questionário online e 181 mulheres na faixa etária entre 20 a 44 anos responderam ao instrumento de coleta. Ademais, houve coleta documental através das redes sociais de quatro lojas de departamento de abrangência nacional e que desenvolvem campanhas publicitárias dirigidas também ao público feminino. Os dados coletados receberam tratamento quali-quantitativo. Verificou-se que o marketing influencia a relação da mulher com a sua imagem e representação na mídia.

 

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Sirqueira , G. dos S., Gomes , A. F., & Chaves , A. M. (2024). A Interferência do Marketing na Construção de Padrões de Beleza. Organizações Em Contexto, 17(34), 329–425. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p329-425