“DEIXA PARA AMANHÃ QUE EU FAÇO (OU NÃO)!”

CONHECENDO O CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PROCRASTINAÇÃO NO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p269-300

Palavras-chave:

Procrastinação no Trabalho, Procrastinação do Indivíduo, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

A literatura sobre a procrastinação no trabalho está crescendo a passos lentos, e várias lacunas de pesquisa estão abertas e precisam ser preenchidas para que se tenha um escopo teórico robusto e consolidado. Considerando a ausência de um estudo que possa mapear este campo, os itinerários, estado da arte e lacunas especificamente para o contexto do trabalho, esta revisão sistemática da literatura busca identificar quais são os itinerários da produção científica internacional sobre a procrastinação no trabalho? Por meio de uma revisão sistemática, foi realizada uma busca na base de dados da Web of Science, em que n=14 estudos compuseram a amostra desta pesquisa. Os resultados revelaram o perfil das publicações e como se concebe a estrutura conceitual deste campo. Além disso, antecedentes e consequentes da procrastinação no trabalho foram identificados e uma agenda de pesquisa com caminhos futuros a serem trilhados foi proposta. Espera-se que essa revisão possa contribuir para a expansão desse domínio do conhecimento e que tem despertado a atenção das organizações sobre características que influenciam a procrastinação dos indivíduos e o seu desempenho. Evitar tais comportamentos contribui para a promoção de ambientes laborais saudáveis e sustentáveis, com trabalhadores motivados a finalizar suas tarefas com êxito.

Biografia do Autor

Julia Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Educação Profissional pela UFSM. Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM. Pesquisador na área de Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.

Debora Bobsin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/CCSH/UFSM). Doutora em Administração pela Escola de Administração - UFRGS (2012). 

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Uberândia

Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Richter, J., Barboza Malheiros, M., Bobsin, D., & Wegner, R. da S. (2024). “DEIXA PARA AMANHÃ QUE EU FAÇO (OU NÃO)!” : CONHECENDO O CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PROCRASTINAÇÃO NO TRABALHO. Organizações Em Contexto, 20(40), 269–300. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p269-300