LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

PRÁTICAS E DESAFIOS EM TEMPOS DE TENSÕES GEOPOLÍTICAS, DESIGUALDADES SOCIAIS E CRISE AMBIENTAL

Autores

  • Tatiane Cislaghi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves
  • Elieti Biques Fernandes Federal University of Rio Grande – FURG (Brazil)
  • Estherlin Doriscat Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p127-164

Palavras-chave:

Cadeias de Suprimentos Humanitárias, Desastres, Situações de Ajuda e Assistência Humanitária, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

A Logística Humanitária (LH) é parte essencial da Cadeia de Suprimentos Humanitária que visa garantir o fluxo de bens e serviços na cadeia e tem como objetivo auxiliar às vítimas, focando no alívio do sofrimento e na preservação da vida. O presente trabalho se propõe a mapear as pesquisas na área de LH, apresentar como se pode avançar no auxílio e engajamento dos envolvidos nas operações humanitárias, e prover sugestões para estudos futuros. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura na Web of Science, 18 artigos foram avaliados. O principal achado foi a sistematização dos principais fatores para a coordenação das atividades de LH em situações de desastre: diversidade de atores, processos logísticos únicos e complexos, políticas de LH e disponibilidade de recursos. O estudo contribui descrevendo a importância dos mecanismos de governança, sobre a diversidade que os conflitos culturais podem representar, assim como, acerca das dificuldades oriundas do fluxo de suprimentos e pessoas, escassez de recursos financeiros, materiais e humanos, ambientes de incerteza e imprevisibilidade. Gerencialmente, os achados são fontes de informação para os tomadores de decisão, uma vez que o conhecimento das práticas e desafios, pode facilitar a coordenação da cadeia, principalmente as atividades concernentes à LH.

Biografia do Autor

Elieti Biques Fernandes , Federal University of Rio Grande – FURG (Brazil)

Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Santo Antônio da Patrulha/RS. Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (bolsista Capes / taxas), com estágio-doutorado na Universidade de Witten/Herdecke (UWH) (Alemanha). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010 - bolsista Capes). Especialista em Política Internacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Graduada em Formação Pedagógica pela Feevale (2007). Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2001). Integra o Grupo de Pesquisa Academia da Cooperação. Experiência profissional: projetos pró-sustentabilidade, negociação internacional, transações e logística nacional e internacional e marketing (internacional, B2B, ambiental, societal e social). Áreas de pesquisa e interesse: logística e cadeias de suprimentos, redes, projetos interorganizacionais, governança e sustentabilidade.

Estherlin Doriscat , Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Brazil.

Tecnólogo em Logística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Cislaghi, T., Biques Fernandes, E., & Doriscat , E. (2024). LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS EM TEMPOS DE TENSÕES GEOPOLÍTICAS, DESIGUALDADES SOCIAIS E CRISE AMBIENTAL. Organizações Em Contexto, 20(40), 127–164. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p127-164