AS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

A IMPORTÂNCIA DAS SOFT SKILLS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA DA SERRA CATARINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p54-79

Palavras-chave:

Competências Comportamentais; Conflito Organizacional; Indústria Metalúrgica; Soft Skills; Serra Catarinense.

Resumo

Este estudo busca compreender a relação entre o conflito organizacional e a ausência de competências comportamentais, conhecidas como soft skills, entre montadores e soldadores das indústrias de metalurgia e mecânica da Serra Catarinense. A pesquisa apresenta evidências empíricas que demonstram como a carência de soft skills afeta negativamente a dinâmica profissional e a produtividade, contribuindo para o debate sobre a relevância dessas competências no ambiente de trabalho. Utilizando uma abordagem fenomenológica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com montadores e soldadores. Os dados foram analisados por meio da análise de discurso, com foco na intersubjetividade, nas percepções dos sujeitos sobre as relações interpessoais e no ambiente ao seu redor. Os resultados indicam que a ausência de proatividade, resistência à mudança, imediatismo e problemas de comunicação criam barreiras significativas para a produtividade e a harmonia organizacional. Os achados revelam as causas dos conflitos e sugerem que, sem intervenções específicas, a ausência dessas competências continuará a impactar a dinâmica organizacional e a eficiência produtiva.

Biografia do Autor

Ciro Antonio Fernandes, UNIPLAC

Pós-Doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com matrícula cruzada na FEA-USP. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em forma associativa entre Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Universidade do Contestado (UNC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). No PPGSP ministra as disciplinas de Sistemas Produtivos Sustentáveis e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Desenvolve pesquisas voltadas à construção de competências profissionais, com foco em estrategistas e conselheiros de administração. Conduziu estudos com Comandantes da Polícia Militar de São Paulo e membros dos Conselhos de Administração de empresas do "Novo Mercado". As principais áreas de atuação incluem Governança Corporativa. Desenvolvimento de competências. Gestão estratégica de pessoas. Competências profissionais hard e soft skills. Desenvolvimento sustentável. Estudos sobre as práticas de Environmental, Social and Governance (ESG).

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de SC (2008), sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Zanelli e Pós Doutorado também sob o acompanhamento do Prof. Dr. José Carlos Zanelli. É psicóloga, professora de cursos de Graduação, Especialização Lato Sensu, MBA, do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação e do do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado Ambiente e Saúde da UNIPLAC (SC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde do Trabalhador e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua principalmente nos seguintes temas: bem-estar no trabalho, riscos psicossocias, organizações saudáveis, vínculos nas organizações, comportamento humano nas organizações, psicologia do trabalho, saúde do trabalhador, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), formação em PO&T, entre outros. Ocupou a coordenação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC (SC) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da UNIPLAC (SC). Profesora invitada en la maestría en Psicología de la Salud de la Universidad Cooperativa de Colombia.

Marina Bastos Paim, Universidade do Planalto Catarinense

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Nutrição e Medicina Vegetariana (2024). Mestre (2016) e Doutora (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFSC). Professora da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) na área de saúde coletiva e Pós-doutoranda no PPGSC/UFSC. Experiência com tutoria EAD no Curso de Especialização: Atenção Integral às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade (UNA-SUS); no Curso de Capacitação: Atenção à Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade (UNA-SUS); e no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (FAURGS). Atuou como Assessora do CECANE/SC (2022). Organizadora do Projeto de Extensão VER-SUS SC (2013-2016). Dedica-se a pesquisas interdisciplinares no área da Saúde Coletiva e Nutrição.

Fernanda Novi Cortegoso Lopes, Universidade do Planalto Catarinense

Possui graduação (2014) em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cursou mestrado (2016) e doutorado (2021) em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (SBFis) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, sendo bolsista pela CAPES e orientada pela Professora Doutora Marli Cardoso Martins Pinge - Laboratório de Fisiologia e Fisiopatologia Cardiovascular, Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas, - UEL. Atuou como professor colaborador (2018 à 2022) no ensino de Fisiologia para cursos de Graduação na mesma instituição e departamento da formação. Atualmente (2023) é Tutor EAD nos cursos de pós-graduação na área da saúde na universidade UNOPAR/PR e professor colaborador no programa de Pós-graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Atua na área de Fisiologia, Neurofisiologia, Patologia Humana e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Andréia Biolchi Mayer, Universidade do Planalto Catarinense

Mestre e Doutora na área de Biologia Animal da Universidade de Brasília (2014 e 2018). Especialização em Gestão de Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (2013-2014). Graduação em Biologia Licenciatura/ Bacharelado (2009) pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Atualmente exerce a função de docente no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde PPGAS da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC. Editora Chefe da Revista Latino-Americana de Ambiente e Saúde (rLAS). Dedica-se a estudos em Ambiente e Saúde. Email: andreia.biolchi@gmail.com (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Fernandes, C. A., Aparecida Kanan, L., Bastos Paim, M., Novi Cortegoso Lopes, F., & Biolchi Mayer, A. (2024). AS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: A IMPORTÂNCIA DAS SOFT SKILLS NA INDÚSTRIA METALÚRGICA DA SERRA CATARINENSE. Organizações Em Contexto, 20(40), 54–79. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p54-79