Diagnóstico estratégico na agricultura familiar: um estudo da inserção dos produtores no comércio eletrônico

Autores

  • Jéssica Schwanke
  • Aldi Feiden
  • Manoel João Ramos

DOI:

https://doi.org/10.15603/roc1835260-291

Palavras-chave:

Matriz SWOT. Compras Online. Cadeias Curtas Alimentares. Produção Familiar.

Resumo

Neste estudo buscou-se analisar a partir da matriz SWOT, o ambiente interno e externo da agricultura familiar, considerando o posicionamento estratégico que essas empresas familiares apresentam, com o intuito de implantar o comércio eletrônico como alternativa de mercado e renda. O estudo foi realizado com agricultores familiares que comercializam os produtos na feira do produtor rural nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, localizados na região oeste do Estado do Paraná. Para compor o estudo bibliográfico, foram utilizados livros e artigos científicos que abordam o assunto pesquisado. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia o estudo de campo, efetivado por meio de entrevistas semiestruturadas com os produtores familiares dos municípios em estudo e com as empresas especializadas em comércio eletrônico e assistência técnica à agricultura familiar, para a aplicação da matriz SWOT. O diagnóstico a partir da matriz SWOT cruzada apresentou resultados satisfatórios, permitindo caracterizar os fatores internos das propriedades rurais, visto que auxiliou na identificação da capacidade ofensiva, indicando as variáveis necessárias a ser melhoradas em prol da captação das oportunidades e retenção das ameaças. Tais informações serão importantes quanto ao poder de decisão aos agricultores familiares quanto ao processo de implantação do comércio eletrônico.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Schwanke , J., Feiden , A., & Ramos , M. J. (2024). Diagnóstico estratégico na agricultura familiar: um estudo da inserção dos produtores no comércio eletrônico. Organizações Em Contexto, 18(35), 260–291. https://doi.org/10.15603/roc1835260-291