Diagnóstico estratégico na agricultura familiar: um estudo da inserção dos produtores no comércio eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.15603/roc1835260-291Palavras-chave:
Matriz SWOT. Compras Online. Cadeias Curtas Alimentares. Produção Familiar.Resumo
Neste estudo buscou-se analisar a partir da matriz SWOT, o ambiente interno e externo da agricultura familiar, considerando o posicionamento estratégico que essas empresas familiares apresentam, com o intuito de implantar o comércio eletrônico como alternativa de mercado e renda. O estudo foi realizado com agricultores familiares que comercializam os produtos na feira do produtor rural nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, localizados na região oeste do Estado do Paraná. Para compor o estudo bibliográfico, foram utilizados livros e artigos científicos que abordam o assunto pesquisado. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia o estudo de campo, efetivado por meio de entrevistas semiestruturadas com os produtores familiares dos municípios em estudo e com as empresas especializadas em comércio eletrônico e assistência técnica à agricultura familiar, para a aplicação da matriz SWOT. O diagnóstico a partir da matriz SWOT cruzada apresentou resultados satisfatórios, permitindo caracterizar os fatores internos das propriedades rurais, visto que auxiliou na identificação da capacidade ofensiva, indicando as variáveis necessárias a ser melhoradas em prol da captação das oportunidades e retenção das ameaças. Tais informações serão importantes quanto ao poder de decisão aos agricultores familiares quanto ao processo de implantação do comércio eletrônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.