Saber local e marketing: construindo uma definição sobre artesanato de experiência a partir da Grounded Theory
DOI:
https://doi.org/10.15603/roc1835293-315Resumo
O objetivo do estudo é construir um diálogo entre saber local (o das artesãs) e ciência (o da Administração), guiado pelo método Grounded Theory. Com ontologia idealista e epistemologia interpretativista, o lócus é a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do Brasil e uma Área de Proteção Ambiental (APA), é uma comunidade cujos frequentadores externos são os: clientes de restaurantes entre os magues; convidados de festas nos sítios margeados pelas lagoas Mundaú e Manguaba; e praticantes de remo e stand up paddle em uma escola especializada. Com abordagem qualitativa, utilizou ferramentas da GT, que remete ao reforço teórico após os achados. Sobre a coleta, os dados primários, guiados por memorandos, foram coletados junto às artesãs via observação participante, entrevistas intensivas e conversas em grupo. Já os secundários foram os produtos das artesãs. A pesquisa, entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, interpretou relatos que revelaram a necessidade de que os produtos fossem melhores divulgados e, por mérito, o marketing reforçou tais achados. Como considerações, o estudo, que respeitou as singularidades locais, elaborou uma ação de divulgação para enfatizar a identidade visual a ser exposta naqueles espaços frequentados, emergindo a noção de artesanato de experiência.Downloads
Publicado
2024-06-13
Como Citar
Souza , J. C., Costa , C. E. S., Silva, V. da, Matos , B. G., & Oliveira , R. C. (2024). Saber local e marketing: construindo uma definição sobre artesanato de experiência a partir da Grounded Theory . Organizações Em Contexto, 18(35), 293–315. https://doi.org/10.15603/roc1835293-315
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