Comunicação Interna na Perspectiva da Estratégia como Prática Social
DOI:
https://doi.org/10.15603/roc18363-39Resumo
no processo estratégico pela lente da estratégia como prática
social. Foi realizado um estudo de caso em uma indústria multinacional
brasileira por meio de entrevistas semiestruturadas
em profundidade e análise documental interna. A análise de
conteúdo compreendeu três etapas: estabelecimento de parâmetros
para interpretação das informações coletadas de acordo
com o referencial teórico; exploração do material (entrevistas,
documentos e observação) e construção das unidades de análise;
e desse material foram extraídos conteúdos manifestos e latentes
possibilitando a triangulação dos dados. Os resultados demonstram
que a comunicação interna não permeia estrategicamente
todos os processos organizacionais. Os praticantes buscam por
um espaço participativo e de interação no processo estratégico,
mas a participação integral é restrita a alta gestão. Os praticantes
utilizam em suas rotinas ferramentas informais que denotem
proximidade, coletividade e humanização, apesar de possuírem
um sistema de gestão de comunicação interna estruturado. Este
estudo oferece novos insights ao nível micro das atividades
organizacionais, complementando empiricamente a perspectiva
teórica da estratégia como prática social, compreendendo como
a comunicação influencia na ação dos praticantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.