O uso de Metodologias Ativas como forma de inserir a Sustentabilidade na Formação Técnica: um estudo sob a ótica de cursos técnicos em Administração

Autores

  • Vanessa de Campos Junges
  • Natália Pavanelo Pivetta
  • Simone Alves Pacheco de Campos
  • Flavia Luciane Scherer

DOI:

https://doi.org/10.15603/roc1836277-305

Resumo

Ao considerar as metodologias ativas como uma alternativa para criar espaços de construção de conhecimento, este ensaio parte do argumento de que o incentivo à sustentabilidade em sala de aula pode advir da união entre as metodologias ativas e as competências para sustentabilidade. Para tanto, realizou-se uma articulação teórica entre metodologias ativas, sustentabilidade e competências para sustentabilidade a fim de interrelacionar os assuntos em busca de alternativas para a formação de um egresso mais crítico frente as questões de sustentabilidade. Diante disso, por meio deste ensaio conseguiu-se delinear um framework orientado a formação de um egresso no curso técnico em Administração com perfil crítico, formado a partir de uma ideia de sala de aula interativa, apto a análise reflexiva, capaz de trabalhar em equipe, ser criativo e possuir iniciativa e autonomia. Logo, este indivíduo será capaz de conciliar os conhecimentos teóricos aprendidos com os diferentes elementos contemplados pela sustentabilidade, a fim de contribuir para a sociedade, o ambiente e a economia.

 

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Junges , V. de C., Pivetta , N. P., Pacheco de Campos , S. A., & Scherer, F. L. (2024). O uso de Metodologias Ativas como forma de inserir a Sustentabilidade na Formação Técnica: um estudo sob a ótica de cursos técnicos em Administração. Organizações Em Contexto, 18(36), 277–305. https://doi.org/10.15603/roc1836277-305