ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS UTILIZADAS FRENTE À CONCILIAÇÃO MATERNIDADE E TRABALHO
(RE) PENSANDO O CASO DAS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v20n40p301-321Resumo
Comumente ao fim do período de licença maternidade as mulheres experimentam sofrimento psíquico. Uma vez que conciliar trabalho produtivo (fora de casa), trabalho reprodutivo (atividades domésticas) e a maternagem se configura como uma tarefa exigente a estas trabalhadoras/mães. Neste sentido, este artigo apresenta resultados parciais de um estudo que teve como parte de seus objetivos analisar as estratégias defensivas utilizadas por mulheres egressas da licença maternidade. Adotou-se como método de investigação a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com recorte transversal. Participaram da pesquisa 13 profissionais da área de educação, todas vinculadas à administração pública de um município do Estado de Minas Gerais. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta, cujos conteúdos foram analisados à luz das premissas teóricas da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que, ao contrário do que sugerem teóricos da psicodinâmica do trabalho, as participantes deste estudo fazem uso das estratégias defensivas, não para se defenderem no contexto de trabalho, mas sim para saberem como lidar com seus conflitos pessoais frente à demanda de ser uma “boa mãe”. Considerando que na maior parte dos discursos a carreira se apresentou de modo antagônico ao papel de mãe e do exercício da maternagem.
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