EFEITO HALO E SEQUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS

DO ESTUDO DE ASCH (1946) PARA O CONTEXTO ATUAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-003

Palavras-chave:

Efeito halo, Estudos comparativos, Psicologia social, Asch

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi replicar no contexto atual brasileiro o estudo de Asch (1946), sobre o efeito halo, a fim de verificar se os resultados obtidos na pesquisa original se mantêm consistentes. Adotou-se o método hipotético-dedutivo, com foco em uma abordagem descritiva e não intervencionista. Os dados foram coletados por meio de um questionário online com escolhas hipotéticas, a partir do qual 109 participantes avaliaram indivíduos com base em descrições de características. A análise estatística revelou o efeito halo em apenas 2 de 5 testes, sugerindo que fatores culturais, sociais e temporais influenciam a manifestação desse viés cognitivo no Brasil. Este estudo contribui para a literatura sobre o efeito halo, ampliando a compreensão do fenômeno ao comparar os resultados brasileiros com os obtidos em um estudo internacional. No ambiente organizacional, o efeito halo pode impactar decisões relacionadas a desempenho, recrutamento e promoções, levando a uma avaliação que compromete a imparcialidade. Assim, entender e identificar esse viés cognitivo é crucial para otimizar os processos decisórios, garantindo uma gestão mais objetiva e minimizando distorções que possam afetar a eficácia organizacional.

Biografia do Autor

David Chester Carvalho Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando em Administração no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Rita de Cássia Leal Campos, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Bambuí

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí.

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Barros, D. C. C., Campos, R. de C. L., & Araújo, U. P. (2025). EFEITO HALO E SEQUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS: DO ESTUDO DE ASCH (1946) PARA O CONTEXTO ATUAL BRASILEIRO. Revista Organizações Em Contexto, 21, e2025–003. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-003