EFEITO HALO E SEQUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS
DO ESTUDO DE ASCH (1946) PARA O CONTEXTO ATUAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-003Palavras-chave:
Efeito halo, Estudos comparativos, Psicologia social, AschResumo
O objetivo desta pesquisa foi replicar no contexto atual brasileiro o estudo de Asch (1946), sobre o efeito halo, a fim de verificar se os resultados obtidos na pesquisa original se mantêm consistentes. Adotou-se o método hipotético-dedutivo, com foco em uma abordagem descritiva e não intervencionista. Os dados foram coletados por meio de um questionário online com escolhas hipotéticas, a partir do qual 109 participantes avaliaram indivíduos com base em descrições de características. A análise estatística revelou o efeito halo em apenas 2 de 5 testes, sugerindo que fatores culturais, sociais e temporais influenciam a manifestação desse viés cognitivo no Brasil. Este estudo contribui para a literatura sobre o efeito halo, ampliando a compreensão do fenômeno ao comparar os resultados brasileiros com os obtidos em um estudo internacional. No ambiente organizacional, o efeito halo pode impactar decisões relacionadas a desempenho, recrutamento e promoções, levando a uma avaliação que compromete a imparcialidade. Assim, entender e identificar esse viés cognitivo é crucial para otimizar os processos decisórios, garantindo uma gestão mais objetiva e minimizando distorções que possam afetar a eficácia organizacional.
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