EMPRESAS QUE REALIZAM RELATO INTEGRADO NO NOVO MERCADO

COMPARAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA DO CONSELHO, RENTABILIDADE E LIQUIDEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-006

Palavras-chave:

Gobernanza corporativa. Novo Mercado. Consejo de administración. Informe integrado

Resumo

O estudo compara, por meio de dados secundários, a estrutura do conselho de administração, entre as empresas que emitem relato integrado dentro e fora do novo mercado da B3, analisando a rentabilidade e liquidez. A metodologia utilizada considera análises por meio de dados secundários, informações financeiras das empresas, informações sobre o número de conselheiros e gênero, utilizando as informações da relação com investidores das empresas e pelo software Economática. Por meio dos dados coletados e analisados, das 18 empresas que praticam o relato integrado, 66,67% são listadas no novo mercado da B3 o que torna a emissão de relato integrado e estar listado no novo mercado uma medida diretamente proporcional. A relevância desse estudo considera o IIRC sendo um acordo mundial entre reguladores, investidores, definidores de padrões, profissionais de contabilidade, empresas e ONGs, no qual existe um senso comum de que a comunicação da geração de valor é o futuro dos relatos corporativos. As contribuições desse artigo tratam e discutem as questões que contextualizam a governança corporativa e a forma que essas empresas apresentam os seus resultados são importantes para a sociedade, garantindo a transparência das informações divulgadas.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Argentino, UNIAN

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Especialização em Mercado de Capitais pela Universidade Paulista e Mestrado em Administração em Governança Corporativa. Tem experiência de 20 na área de Gestão Financeira e Mercado de Capitais e 7 anos na área de docência do ensino superior. Autodidata na área de TI e cursando Especialização em Big Data e Data Science na Faculdade Impacta de Tecnologia.

CV: http://lattes.cnpq.br/3415006939243708

Alessandro Rosini, UNIDERP/MS

Alessandro Marco Rosini

São Paulo/SP

CV: http://lattes.cnpq.br/5109240355917713

Experiência em mais de 25 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Governança Corporativa e Gestão Educacional nos segmentos empresarial e educacional, apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutorado em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física, em Processos Gerenciais e em Administração de Empresas. Fluência no idioma inglês. Professor Universitário (Mestrado, Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, tecnologia, educação e comunicação envolvendo as subáreas de tecnologias da informação e comunicação, organização e estratégia. Experiência em Gestão Acadêmica em Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa. (CAPES e INEP).

 

Fernando de Almeida Santos, PUC-SP

Pós-Doutor em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais - PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças - UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância - ESAB; Graduado: Administração de Empresas - UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis - UCDB; Graduado: Administração Pública - UCDB.Atividades: Professor do Mestrado em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC-SP. Professor do Centro Universitário ENIAC Chefe Editorial da Revista Científica Hermes e da Revista REMIPE. Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselheiro do CRC-SP (2014-2021). Experiências: Docência em Ensino Superior (desde 2026); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e autoavaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação - SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos. Conselheiro Notável do ICBR (Instituto dos Contadores do Brasil). 

 

CV: http://lattes.cnpq.br/4527505611889742

Angelo Palmisano, UNIVAG-MT

Doutor em Ciências Sociais (2003), Mestre em Administração (1999), Graduado em Administração de Empresas (1981), todos cursados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atuou como Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Complexo Educacional FMU. Coordenou o Programa e atuou como Professor do Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU até outubro de 2015. Possui experiência nas áreas de administração empresarial e educacional, sobretudo como professor e gestor acadêmico no ensino superior (graduação e pós-graduação), ensino a distância, educação continuada, avaliação institucional, gestão do conhecimento, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, inovação tecnológica, gestão de pessoas e governança corporativa. É sócio diretor da Pereira e Palmisano Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão empresarial e educação superior. Atua como pesquisador em grupos de pesquisa nas áreas de gestão, estratégia empresarial, qualidade, engenharia, arquitetura e urbanismo, ética, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa e compliance. Atua em reestruturação acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior desde 1997. Coordenador adjunto do curso de mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, em associação com a PUC Campinas.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/6569832225168001

 

 

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Argentino, L. G., Rosini, A., Santos, F. de A., & Palmisano, A. (2025). EMPRESAS QUE REALIZAM RELATO INTEGRADO NO NOVO MERCADO: COMPARAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA DO CONSELHO, RENTABILIDADE E LIQUIDEZ. Revista Organizações Em Contexto, 21, e2025–006. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-006