Negócios de Impacto Social: abordagens, convergências e divergências conceituais
Resumo
O enfrentamento de graves desafios socioambientais tem comprometido o acesso às condições de uma vida digna da população mais vulnerável da sociedade. Nesse contexto, surgem novos modelos de organizações que aliam lucro e impacto social, isto é, os negócios de impacto social. Tais empreendimentos consistem em um campo de estudo relativamente novo, que ainda demanda estudos e discussões que permitam entender melhor suas variações e divergências. Por essa razão, o termo é caracterizado como um conceito polissêmico. Considerando tais fatores, o presente ensaio estudo tem como objetivo apresentar convergências e divergências entre as diferentes concepções de negócios de impacto social e o alinhamento dos referidos negócios desenvolvidos no Brasil à essas concepções. Tanto a concepção europeia, quanto americana e de países emergentes apresentam caraterísticas comuns como caracterizarem-se por serem negócios privados, que possuem objetivos sociais e se dedicarem a populações vulneráveis da sociedade. No entanto, divergem entre si, principalmente, quanto à valorização do lucro. No Brasil, os negócios de impacto social alinham-se notadamente à concepção europeia e de países emergentes, na sua versão latina. Este artigo pretende contribuir para a área de conhecimento da Administração, proporcionando uma discussão que traga luz à aspectos conceituais que ainda são obscuros no campo dos negócios de impacto social proporcionando maior clareza para o desenvolvimento de futuras pesquisas, possibilitando, também, que atuais e futuros gestores possam fazer escolhas conscientes quanto ao alinhamento que pretendem para os seus negócios de impacto social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.