Prossumindo Experiências Hedônicas: Um Posicionamento Subjetivante por meio de Máquinas Desejantes

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza-Leão

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p175-204

Palavras-chave:

Prossumo, Experiência hedônica, Subjetivação, Máquinas desejantes.

Resumo

O fenômeno do prossumo tem sido cada vez mais investigado. Ao atuar de forma produtiva, os consumidores cocriam suas experiências de consumo. O que determina quão extraordinária ou memorável é uma experiência de consumo é o arranjo subjetivo em que o consumidor considera diversos aspectos hedônicos. Assim, articulamos a concepção foucaultiana de subjetivação com a noção de maquinaria de desejos de Deleuze e Guattari, para refletir sobre como o prossumo de experiências hedônicas produzem subjetividades por meio de máquinas desejantes. Para tal, delineamos a prática prossumerista a partir de sua perspectiva enquanto uma produção de experiência hedônica. Na sequência, discutimos a subjetivação como um processo de experiência desejante, a partir da teoria foucaultiana e de sua articulação com o conceito de máquinas desejantes de Deleuze e Guattari. Com isso, propomos que o prossumo de experiências hedônicas seja um agenciamento desejoso que produz subjetividades.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Maranhão de Souza-Leão, A. L. (2024). Prossumindo Experiências Hedônicas: Um Posicionamento Subjetivante por meio de Máquinas Desejantes. Organizações Em Contexto, 19(37), 175–204. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p175-204