COVID-19 e Responsabilidade Social Corporativa: os posicionamentos dos empresários negacionistas da pandemia

Autores

  • Henrique Martins de Soares
  • Cristiano Sordi Schiavi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p297-328

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as diferenças existentes entre comunicação e prática de RSC dos empresários negacionistas durante a pandemia da COVID-19. O estudo em questão possui caráter qualitativo, utilizando-se da técnica de coleta de dados documental e da análise de conteúdo. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória para identificar os empresários negacionistas na pandemia, sendo selecionados três a partir de reportagens publicadas nos principais veículos jornalísticos do Brasil. Na análise de dados, foram consideradas as informações presentes no site institucional, na mídia digital da empresa e dos próprios empresários, e nas matérias jornalísticas. Na análise dos resultados percebeu-se: posicionamento negacionista no discurso dos empresários; falta de clareza quanto a segurança do local de trabalho durante a pandemia; desrespeito às recomendações de distanciamento social nas ações das empresas; violação de direitos humanos, como direito à vida e à saúde, nas declarações e ações dos empresários; influência política prejudicial ao desenvolvimento de políticas públicas; posicionamento quanto à RSC limitadas a ações filantrópicas. A partir da análise, concluiu-se que as empresas, e seus respectivos empresários, apresentam ações sociais limitadas à filantropia e descumprem os pressupostos de RSC descritos pelos principais institutos e normas.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Martins de Soares , H., & Schiavi , C. S. (2024). COVID-19 e Responsabilidade Social Corporativa: os posicionamentos dos empresários negacionistas da pandemia. Organizações Em Contexto, 19(37), 297–328. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p297-328