Atributos empresariais e a qualidade informacional dos relatórios financeiros em empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p3-35Resumo
Com objetivo de investigar a influência dos atributos empresariais na qualidade da informação dos relatórios financeiros em companhias brasileiras, realizou-se uma pesquisa descritiva junto a 407 empresas listadas na B3, aplicando-se ferramentas estatísticas para o tratamento dos dados. Foram estudados os atributos governança corporativa, internacionalização e desempenho das companhias da amostra, sendo a qualidade da informação representada pela republicação dos seus demonstrativos financeiros, considerando-se que essa prática sinaliza menos qualidade da informação inicialmente divulgada. Os resultados evidenciaram que não há influência dos atributos empresariais em estudo na qualidade da informação pela ótica da republicação de demonstrações financeiras. Ao se analisar individualmente as variáveis que compõem o índice de governança utilizado, observou-se a influência positiva da variável “política de divulgação” na republicação de demonstrativos. No que diz respeito à internacionalização, verificou-se que o número de bolsas de valores em que a empresa se encontra listada influencia positivamente a republicação das demonstrações financeiras. Não foi identificada influência do desempenho empresarial na qualidade informacional dos relatórios financeiros.
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