Inovação e ecoinovação: proposta de um modelo de diagnóstico para projetos em Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Ana Luíza Macêdo Costa
  • Eliseu Vieira Machado Júnior
  • Arnaldo Alves Ferreira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p137-172

Resumo

As empresas, governos e sociedade estão se conscientizando cada
vez mais na utilização dos recursos naturais, de forma controlada,
na busca de configurações para diminuir o impacto negativo
causado no meio ambiente. Além disso, as organizações têm se
preocupado com sua sobrevivência, em um ambiente competitivo
e globalizado, onde a inovação pode ser uma grande aliada.
Nesse sentido, surge a ecoinovação, que pode ser definida como
uma inovação que fornece valor ao cliente e aos negócios, reduzindo
não somente os custos, mas também o impacto ambiental.
O objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de diagnóstico
que incorpore a temática de inovação com foco na ecoinovação,
ou seja, considerando também as questões ambientais, a partir da
identificação de suas principais dimensões e vetores e propondo
um instrumento de pesquisa que propicie o diagnóstico. O modelo
de diagnóstico foi testado em um projeto de uma Instituição de
Ensino Superior – IES e com os resultados foi possível elaborar
um plano de ação visando a aumentar a presença da inovação e
ecoinovação no projeto e na instituição.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Costa, A. L. M., Machado Júnior , E. V., & Ferreira Júnior , A. A. (2024). Inovação e ecoinovação: proposta de um modelo de diagnóstico para projetos em Instituições de Ensino Superior. Organizações Em Contexto, 19(38), 137–172. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p137-172