Análise do microcrédito no fomento de pequenos negócios

Autores

  • Antônio Renato Bezerra Noronha
  • Márcia Athayde Moreira
  • Cyntia Meireles Martins

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p201-227

Resumo

Esta pesquisa analisou a influência do microcrédito no desenvolvimento
de pequenos negócios. Sob a ótica teórica, argumentou-
-se a importância do crédito para o desenvolvimento de negócios,
fundamentado na Teoria do Desenvolvimento Econômico de
Schumpeter e na Teoria do Desenvolvimento como Liberdade
de Amartya Sem. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa
qualitativa por meio de entrevistas, com 12 empreendedores que
tomaram o microcrédito há mais de 12 meses, estabelecidos no
município de Belém – PA. Homens e mulheres em igual condição,
obtiveram crescimento de renda e geração de trabalho, para
si, seus familiares e também para pessoas que vivem na comunidade,
conseguindo atingir melhores condições de qualidade
de vida, ampliando sua independência financeira e realizações
pessoais. A avaliação do repagamento aos bancos indicou que
empreendedores que utilizaram adequadamente os recursos em
seus empreendimentos conseguiram atingir melhores resultados
e cumprir com suas responsabilidades junto aos bancos. Dessa
forma, esta pesquisa corroborou, na realidade local, pesquisas
anteriores que observaram o microcrédito como um elemento
importante para o crescimento de pequenos negócios.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Noronha , A. R. B., Moreira , M. A., & Martins , C. M. (2024). Análise do microcrédito no fomento de pequenos negócios. Organizações Em Contexto, 19(38), 201–227. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p201-227