Influência das motivações de uso do Instagram na formação do Consumo de Status: Uma análise com consumidores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p315-340Resumo
As redes sociais digitais alteraram diversos aspectos da vida dos indivíduos, sendo que as atividades de consumo também sofrem impacto dessas plataformas. O Instagram tem se apresentado como a rede social de maior crescimento nos últimos anos, popularizando-se e disseminando-se entre os diferentes grupos da sociedade. As motivações para sua adoção e as gratificações proporcionadas por seu uso parecem se associar com o comportamento de indivíduos que usam dos valores simbólicos do consumo e da exposição desses para adquirirem status e pertencimento, configurando o denominado Consumo de Status. Diante disso, a partir de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada por meio de uma survey com 490 usuários do Instagram, este estudo teve por objetivo avaliar a influência das motivações de uso do Instagram no Consumo de Status de consumidores brasileiros. Por intermédio da técnica de Regressão Linear Múltipla, verificou-se que o Consumo de Status pode ser influenciado positivamente pela dimensão popularidade e negativamente pela dimensão documentação, ambas partes do construto motivações de uso do Instagram. O modelo estimado determinou que a proporção da variação amostral do Consumo de Status explicada pelas variáveis popularidade e documentação é de 24,4%, evidenciando que as aquisições baseadas na busca de status podem ser desencadeadas pelo uso e especificidades do Instagram. Com base nesses resultados, infere-se que consumidores brasileiros podem utilizar da compra de produtos de status por razões como a autoapresentação e interação social.
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