Cultura Organizacional, Compartilhamento de Conhecimento e Maturidade do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino

Autores

  • Jefferson Lopes La Falce
  • Aline de Paula Martins
  • Cristiana Fernandes De Muylder
  • Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p495-519

Palavras-chave:

Cultura Organizacional; Compartilhamento do Conhecimento; Maturidade do conhecimento; IES Pública.

Resumo

Este artigo busca descrever e analisar a cultura organizacional,
o compartilhamento do conhecimento e a maturidade do conhecimento
em uma instituição pública de ensino. Trata-se de uma
pesquisa descritiva e de campo, com abordagem quantitativa.
Os resultados mostram que os servidores estão mais ligados ao
profissionalismo cooperativo indicando disposição dos docentes
e técnicos na interação com os colegas e trabalham em equipe.
Pôde-se perceber que há maior disposição por parte dos servidores
em doar seus conhecimentos, embora não tenham a mesma
visão dos colegas. Os resultados ainda indicaram que os servidores
percebem a qualidade da infraestrutura de TI adotados pela
alta administração, entretanto os processos de conhecimento e a
liderança em GC estão em um nível quase fraco de maturidade,
o que constata uma carência de processos que auxiliam a retenção
do conhecimento obtido. Este trabalho mostra a relevância
de estudos nacionais que desnudem as percepções de cultura,
transferência e maturidade do conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

La Falce , J. L., Martins , A. de P., De Muylder , C. F., & Guimarães , L. de V. M. (2024). Cultura Organizacional, Compartilhamento de Conhecimento e Maturidade do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino. Organizações Em Contexto, 19(38), 495–519. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p495-519