Cultura Organizacional, Compartilhamento de Conhecimento e Maturidade do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p495-519Palavras-chave:
Cultura Organizacional; Compartilhamento do Conhecimento; Maturidade do conhecimento; IES Pública.Resumo
Este artigo busca descrever e analisar a cultura organizacional,
o compartilhamento do conhecimento e a maturidade do conhecimento
em uma instituição pública de ensino. Trata-se de uma
pesquisa descritiva e de campo, com abordagem quantitativa.
Os resultados mostram que os servidores estão mais ligados ao
profissionalismo cooperativo indicando disposição dos docentes
e técnicos na interação com os colegas e trabalham em equipe.
Pôde-se perceber que há maior disposição por parte dos servidores
em doar seus conhecimentos, embora não tenham a mesma
visão dos colegas. Os resultados ainda indicaram que os servidores
percebem a qualidade da infraestrutura de TI adotados pela
alta administração, entretanto os processos de conhecimento e a
liderança em GC estão em um nível quase fraco de maturidade,
o que constata uma carência de processos que auxiliam a retenção
do conhecimento obtido. Este trabalho mostra a relevância
de estudos nacionais que desnudem as percepções de cultura,
transferência e maturidade do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.