Revisitando o conceito de cidadania organizacional: uma nova proposição envolvendo direitos e deveres do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p3-21Resumo
Os termos cidadania organizacional e civismo nas organizações
são empregados de forma recorrente na literatura para nomear
o mesmo construto. A adoção do termo cidadania organizacional
para indicar as ações espontâneas dos trabalhadores não
formalmente reconhecidas pela organização, apesar de bastante
difundida, tem sido alvo de críticas, visto que etimologicamente
cidadania não compartilha deste significado. Diante destas
questões, o presente ensaio teórico teve por objetivos discutir
a pertinência da adoção dos termos cidadania organizacional e
civismo nas organizações, e propor uma definição de cidadania
organizacional embasada etimologicamente, envolvendo direitos
e deveres do trabalhador na relação com a organização. A proposição
de um novo conceito para cidadania organizacional, na
perspectiva de direitos e deveres, colabora para a abertura de
uma nova linha de investigação e sugere a realização de estudos
empíricos para investigar sua relação com outras variáveis, especialmente
evidências de validade discriminante com civismo
nas organizações.
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