COMPETÊNCIAS DOCENTES EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE MEDIÇÃO

Autores

  • Fernando Ramos Lengler UNISENAI
  • Nério Amboni Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Renan Búrigo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-002

Palavras-chave:

Competências docentes, Escala, Desenvolvimento de escala, Análise fatorial

Resumo

O conceito de competência é multifacetado e complexo, com definições diversas, não havendo uma única, precisa e amplamente aceita. O artigo tem por objetivo desenvolver uma escala de autopercepção para medir competências docentes em cursos presenciais de Administração, no Sul do Brasil. A escala não busca identificar características ideais do professor, mas, sim, avaliar a autopercepção dos docentes sobre as competências necessárias para o exercício da profissão. Os dados foram coletados via questionário, analisados no software R com Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). A Escala de Autoavaliação em Competências Docentes, validada cientificamente, possui 17 itens e 2 dimensões: pedagógica e tecnológica. O desenvolvimento confirmou a relevância dessas dimensões na docência, destacando métodos de ensino, estratégias de aprendizagem, avaliações, contextualização, interdisciplinaridade, interações e competências tecnológicas. O uso eficiente da tecnologia depende das competências tecnológicas e pedagógicas dos docentes, pois a aprendizagem vai além da incorporação de tecnologias, envolvendo fatores macro e microestruturais que influenciam os modelos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, UNISENAI

Doutorado em Administração pela UDESC.

Nério Amboni, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia da Produção com mestrado e graduação em Administração pela UFSC 

Professor do Curso de Graduação em Administração Empresarial e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da UDESC/ESAG

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC.

Renan Búrigo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Administração pela UDESC.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Ramos Lengler, F., Amboni, N., Tezza, R., & Búrigo, R. (2025). COMPETÊNCIAS DOCENTES EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE MEDIÇÃO. Revista Organizações Em Contexto, 21, e2025–002. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-002