COMPETÊNCIAS DOCENTES EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE MEDIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-002Palavras-chave:
Competências docentes, Escala, Desenvolvimento de escala, Análise fatorialResumo
O conceito de competência é multifacetado e complexo, com definições diversas, não havendo uma única, precisa e amplamente aceita. O artigo tem por objetivo desenvolver uma escala de autopercepção para medir competências docentes em cursos presenciais de Administração, no Sul do Brasil. A escala não busca identificar características ideais do professor, mas, sim, avaliar a autopercepção dos docentes sobre as competências necessárias para o exercício da profissão. Os dados foram coletados via questionário, analisados no software R com Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). A Escala de Autoavaliação em Competências Docentes, validada cientificamente, possui 17 itens e 2 dimensões: pedagógica e tecnológica. O desenvolvimento confirmou a relevância dessas dimensões na docência, destacando métodos de ensino, estratégias de aprendizagem, avaliações, contextualização, interdisciplinaridade, interações e competências tecnológicas. O uso eficiente da tecnologia depende das competências tecnológicas e pedagógicas dos docentes, pois a aprendizagem vai além da incorporação de tecnologias, envolvendo fatores macro e microestruturais que influenciam os modelos de aprendizagem.
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