O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora

Autores

  • Maria da Conceição Medeiros
  • Almir Martins Vieira
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro

Palavras-chave:

empreendedorismo; transversalidade; educação empreendedora.

Resumo

A compreensão das novas formas de trabalho e geração de
renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos
arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente
das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este
trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo
na formação de graduação superior tecnológica, por
meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados
foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a
professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição
de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado
de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos
da educação empreendedora se apresentam como um caminho
para responder às novas demandas advindas do setor produtivo
e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida
e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em
uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação
empreendedora.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Medeiros , M. da C., Martins Vieira , A., & Carvalho dos Santos Claro , J. A. (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. Organizações Em Contexto, 20(39). Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/8