Comportamento de Consumo Ambientalmente Responsável de Futuros Formadores de Opinião

Autores

  • Jaqueline de Paula Heimann
  • Gabriel de Mello Freire
  • Gustavo Silva Oliveira
  • Gabriel Araujo de Alvarenga
  • João Carlos Garzel Leodoro da Silva
  • Pedro Afonso Steiner Neto

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p251-273

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o nível de consciência ambiental dos futuros formadores de opinião da Universidade Federal do Paraná no momento de consumo.  Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário aplicado a 180 estudantes de uma IFES. Após análise inicial para testar a multicolinearidade e existência de outliers múltiplos, as variáveis foram submetidas a Análise Fatorial Exploratória. Pelo critério de Kaiser, combinado com a análise do diagrama de sedimentação (scree plot) as variáveis foram agrupadas em 4 fatores, submetidos à análise de confiabilidade pelo cálculo do Alpha de Cronbach. Todos os fatores apresentaram índices adequados para um estudo experimental. O resultado apresenta escala robusta para a mensuração do comportamento desejado, identificando diferenças relevantes de resultados entre os fatores, sugerindo a existência de comportamentos diferenciados para situações específicas.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Heimann , J. de P., Freire , G. de M., Oliveira , G. S., Araujo de Alvarenga , G., Leodoro da Silva , J. C. G., & Steiner Neto , P. A. (2024). Comportamento de Consumo Ambientalmente Responsável de Futuros Formadores de Opinião. Organizações Em Contexto, 17(33), 251–273. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p251-273