Análise das relações entre uso de indicadores de desempenho organizacional e fatores contingenciais: uma investigação em empresas de construção civil da cidade de Recife – PE.

Autores

  • Herivânio Torres Bandeira
  • Aldo Leonardo Cunha Callado

Palavras-chave:

Palavras-chave: Mensuração de desempenho; Indicadores de desempenho; Fatores contingenciais; Teoria da contingência.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a associação entre uso de indicadores de desempenho associáveis às perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) e fatores contingenciais em empresas de construção civil da cidade do Recife. A teoria da contingência enfatiza como os fatores contingenciais impactam o funcionamento e a estrutura das organizações e consequentemente o desempenho. Nessa perspectiva, foi analisado o uso dos indicadores de desempenho associáveis às perspectivas do BSC, sob a ótica da teoria da contingencia. Quanto aos procedimentos metodológicos, de modo a atender ao objetivo desta pesquisa foi utilizado comoinstrumento de coleta de dados o questionário, aplicado junto a gestores de 20 empresas do setor da construção civil, localizadas na cidade do Recife. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e o teste não paramétrico coeficiente de correlação de Spearman, com o auxílio do software STATISTICA for windows. Ao final da análise dos resultados pôde-se concluir que existe relação entre as diversas características dos gestores, das empresas e dos fatores relacionados à mensuração de desempenho e o uso dos indicadores das quatro perspectivas do BSC, ou seja, evidenciou-se que os fatores contingenciais influenciam a maneira de gerir as empresas conforme preconizado na teoria da contingência.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Bandeira, H. T., & Callado, A. L. C. (2024). Análise das relações entre uso de indicadores de desempenho organizacional e fatores contingenciais: uma investigação em empresas de construção civil da cidade de Recife – PE. Organizações Em Contexto, 16(32), 1–43. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/827