Análise das relações entre uso de indicadores de desempenho organizacional e fatores contingenciais: uma investigação em empresas de construção civil da cidade de Recife – PE.
Palavras-chave:
Palavras-chave: Mensuração de desempenho; Indicadores de desempenho; Fatores contingenciais; Teoria da contingência.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a associação entre uso de indicadores de desempenho associáveis às perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) e fatores contingenciais em empresas de construção civil da cidade do Recife. A teoria da contingência enfatiza como os fatores contingenciais impactam o funcionamento e a estrutura das organizações e consequentemente o desempenho. Nessa perspectiva, foi analisado o uso dos indicadores de desempenho associáveis às perspectivas do BSC, sob a ótica da teoria da contingencia. Quanto aos procedimentos metodológicos, de modo a atender ao objetivo desta pesquisa foi utilizado comoinstrumento de coleta de dados o questionário, aplicado junto a gestores de 20 empresas do setor da construção civil, localizadas na cidade do Recife. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e o teste não paramétrico coeficiente de correlação de Spearman, com o auxílio do software STATISTICA for windows. Ao final da análise dos resultados pôde-se concluir que existe relação entre as diversas características dos gestores, das empresas e dos fatores relacionados à mensuração de desempenho e o uso dos indicadores das quatro perspectivas do BSC, ou seja, evidenciou-se que os fatores contingenciais influenciam a maneira de gerir as empresas conforme preconizado na teoria da contingência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.