O feedback nas práticas profissionais de peritos contábeis no Ministério Público

Autores

  • Ariel Prates
  • Jonatas Dutra Sallaberry
  • Leonardo Flach
  • Ivam Ricardo Peleias
  • Romina Batista Lucena de Souza

Palavras-chave:

perícia contábil; feedback; laudos; forense.

Resumo

O feedback está relacionado com aprendizagem que traz benefícios para os indivíduos e às organizações. No cenário brasileiro
em que o combate à corrupção e à prática de crimes financeiros passa a ser percebido como relevante pela sociedade, surge a
necessidade de conhecer o ambiente de trabalho dos agentes responsáveis pela investigação financeira. Esta pesquisa tem como
objetivo analisar como ocorre o feedback para o desenvolvimento da aprendizagem e sua importância para as práticas profissionais dos Peritos Contábeis do Ministério Público. A literatura aponta que um bom trabalho pericial está relacionado à objetividade, rigor tecnológico, concisão, argumentação, exatidão, e clareza. Essa avaliação precisa ser realizada por terceiros, independentes, o que, pelas características das peças periciais torna essa avaliação realizada quase que exclusivamente pelos usuários do produto. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, empregando o método de entrevista dirigida com os profissionais. A pesquisa revelou a carência do feedback acerca do trabalho realizado, bem como indica a percepção de importância deste retorno para os peritos entrevistados, que indicaram as conseqüências causadas pela ausência de um processo de feedback, bem como a indicação de sugestões e reflexões sobre este processo.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Prates, A., Sallaberry, J. D., Flach, L., Peleias, I. R., & Lucena de Souza, R. B. (2024). O feedback nas práticas profissionais de peritos contábeis no Ministério Público. Organizações Em Contexto, 16(31), 225–245. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/848