Clima organizacional sob a perspectiva dos gestores de Instituições Federais de Ensino: uma investigação multivariada em Belém, Pará, Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o clima organizacional segundo a percepção de gestores de Instituições Federais de Ensino
Superior. A metodologia foi exploratória e descritiva, realizada na forma de levantamento, com amostragem não probabilística
por acessibilidade. A amostra contou com 74 servidores públicos em cargo de gestão e o tratamento de dados foi quantitativo.
A análise fatorial revelou três fatores, que explicaram 71,67% da variância dos dados e foram denominados como: Imagem e
Desempenho Organizacional (32,43%), Cooperação e Integração (22,69%) e Carreira e Oportunidades (16,60%). A análise de
agrupamentos classificou os entrevistados em quatro grupos, diferenciados principalmente pela Cooperação e Integração. Os grupos tiveram diferentes avaliações do ambiente organizacional, contudo 34% dos entrevistados avaliaram o clima como favorável nos três fatores. O estudo permitiu concluir que os gestores analisam o clima sob uma perspectiva estratégica, confirmando, em certa medida, a visão diferenciada desses profissionais o que justifica o destaque dado aos gestores nas avaliações de clima organizacional.
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