Motivação à luz da teoria da autodeterminação: uma análise comparativa do processo motivacional de concluintes dos mestrados acadêmico e profissional em administração

Autores

  • Miler Franco D’Anjour
  • Bruno Campelo Medeiros
  • Márcia Fernanda Silva Macedo Galvão
  • Anne Emília Costa Carvalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender de forma comparativa o processo motivacional dos alunos para conclusão dos cursos de mestrado acadêmico e profissional em Administração à luz da teoria da autodeterminação. Para tanto, foi adotado um enfoque analítico qualitativo, tendo como plano básico de pesquisa o estudo comparativo e o interacionismo simbólico como postura teórica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista focalizada com uso da foto-elicitação. O método de interpretação foi a análise de conteúdo, realizada com auxílio do software NVivo, que possibilitou a análise comparativa e análises intra-casos e inter-casos, por meio de análise de agrupamento, modelos hierárquicos e tabelas de frequência. Os resultados demostraram que os mestrados profissional e acadêmico exibem a mesma sequência motivacional, com prevalência da motivação extrínseca, depois da motivação intrínseca e por fim da desmotivação. Entretanto, existem diferenças entre os níveis de motivação extrínseca. Os mestres oriundos dos mestrados acadêmico e profissional apresentaram um processo motivacional com alto grau de autonomia, no entanto, ainda considerando estímulos internos ou externos.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

D’Anjour, M. F., Medeiros, B. C., Galvão, M. F. S. M., & Carvalho, A. E. C. (2024). Motivação à luz da teoria da autodeterminação: uma análise comparativa do processo motivacional de concluintes dos mestrados acadêmico e profissional em administração. Organizações Em Contexto, 15(30), 83–120. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/860