Percepções de Engajamento no Trabalho sob a Ótica do Modelo JD-R: Estudo em um Centro Federal de Educação Tecnológica no Rio de Janeiro

Autores

  • Sheila da Silva Carvalho Santos
  • Isabel de Sá Affonso da Costa
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas
  • Denise Medeiros Ribeiro Salles

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que descreveu como doze servidores técnico-administrativos de um Centro Federal
de Educação Tecnológica (CEFET) no Rio de Janeiro percebem seu nível de engajamento no trabalho, com base nos elementos
do modelo Job Demands-Resources (JD-R): recursos de trabalho e pessoais; demandas de trabalho; engajamento no trabalho (vigor, dedicação, absorção) e desempenho. Adotou-se abordagem qualitativa, a partir da adaptação do questionário JD-R. A coleta de evidências deu-se pela triangulação entre análise documental, entrevistas semiestruturadas e complemento de frases. Os resultados evidenciaram que o engajamento dos servidores é limitado à dimensão dedicação. Os servidores percebem-se detentores de recursos pessoais e com desempenho bom ou razoável, porém os aspectos relacionados aos recursos de trabalho foram inconclusivos. Considerando que os recursos de trabalho são os antecedentes mais importantes para o engajamento e para o desempenho, é possível que, no contexto da Administração Pública, existam outros elementos que influenciem essa relação.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Santos, S. da S. C., Affonso da Costa, I. de S., Brito e Freitas, J. A. de S., & Salles, D. M. R. (2024). Percepções de Engajamento no Trabalho sob a Ótica do Modelo JD-R: Estudo em um Centro Federal de Educação Tecnológica no Rio de Janeiro. Organizações Em Contexto, 15(30), 121–158. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/861