Valores culturais, reputação e governança das empresas preferidas pelas mulheres brasileiras
Palavras-chave:
Valores culturais; Governança corporativa; Reputação corporativa; Mulheres no ambiente corporativo.Resumo
Considerando que cada empresa traz consigo, explícita ou implicitamente, seus valores culturais, que podem atrair as mulheres
para seu ambiente de trabalho, este estudo tem o objetivo de analisar os valores culturais organizacionais adotados pelas
empresas preferidas pelas mulheres brasileiras e suas relações com a reputação e a governança corporativa. Adicionalmente,
verifica-se possíveis associações entre os valores culturais e as características das empresas, comparando-se os valores culturais
entre as empresas com reputação corporativa e as demais, e entre aquelas que adotam princípios de governança corporativa e
as demais. O trabalho diferencia-se por analisar, numa mesma investigação, os construtos valores culturais, reputação e governança corporativas. Além da análise qualitativa das informações, o estudo utiliza técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise quantitativa dos dados. Dentre as empresas preferidas pelas mulheres brasileiras, a dimensão cultural respeito, com seu valor cultural desenvolvimento, foi a mais presente nas empresas investigadas. Verificou-se que as empresas adeptas de princípios de governança corporativa registram uma quantidade de valores culturais superior à das demais, assim como foi possível identificar associação entre as variáveis valores culturais e governança corporativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.