Valores culturais, reputação e governança das empresas preferidas pelas mulheres brasileiras

Autores

  • Danival Sousa Cavalcante
  • Igor Rodrigo Menezes Teodósio
  • Márcia Martins Mendes De Luca

Palavras-chave:

Valores culturais; Governança corporativa; Reputação corporativa; Mulheres no ambiente corporativo.

Resumo

Considerando que cada empresa traz consigo, explícita ou implicitamente, seus valores culturais, que podem atrair as mulheres
para seu ambiente de trabalho, este estudo tem o objetivo de analisar os valores culturais organizacionais adotados pelas
empresas preferidas pelas mulheres brasileiras e suas relações com a reputação e a governança corporativa. Adicionalmente,
verifica-se possíveis associações entre os valores culturais e as características das empresas, comparando-se os valores culturais
entre as empresas com reputação corporativa e as demais, e entre aquelas que adotam princípios de governança corporativa e
as demais. O trabalho diferencia-se por analisar, numa mesma investigação, os construtos valores culturais, reputação e governança corporativas. Além da análise qualitativa das informações, o estudo utiliza técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise quantitativa dos dados. Dentre as empresas preferidas pelas mulheres brasileiras, a dimensão cultural respeito, com seu valor cultural desenvolvimento, foi a mais presente nas empresas investigadas. Verificou-se que as empresas adeptas de princípios de governança corporativa registram uma quantidade de valores culturais superior à das demais, assim como foi possível identificar associação entre as variáveis valores culturais e governança corporativa.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Cavalcante, D. S., Teodósio, I. R. M., & Mendes De Luca, M. M. (2024). Valores culturais, reputação e governança das empresas preferidas pelas mulheres brasileiras. Organizações Em Contexto, 15(30), 145–173. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/862