Formação de estratégias em Programa de Pós-Graduação em Administração
Resumo
Ao assumir o conceito de estratégia como o de direção para atingir objetivos (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010),
sua adoção se constitui como relevante para qualquer tipo de organização (MOORE, 2000). É pertinente compreender o modo
como uma instituição concebe e trabalha suas estratégias e nesse âmbito emergem as universidades, marcadas pela complexidade e multifuncionalidade (CUNHA, 1996). Assim sendo, este é um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo objetivo é o de compreender como se deu o processo de formação das estratégias em um programa de pós-graduação em Administração no Brasil, desde a sua criação em 1994 até os seus 20 anos de atividades em 2014. Para tanto, empregou-se o modelo proposto por Pettigrew (1987), que se apoia em três dimensões básicas em que foramdescritas as principais fases da trajetória do programa de pós- -graduação abordado, atentando para as razões que levaram à mudança (contexto), como elas ocorreram (processo) e que estratégias foram implementadas (conteúdo) no período analisado. Os resultados indicaram que o processo de formação das estratégias recebeu considerável influência das mudanças provocadas pelo contexto externo –o processo se mostrou deliberado e emergente.
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