Modos de uso de pesquisa-ação em Dissertações e Teses em Administração no Brasil

Autores

  • Rogério Zanon da Silveira
  • Marcia Prezotti Palassi
  • Ana Paula Paes de Paula

Palavras-chave:

Pesquisa-ação. Metodologias participativas. Administração.

Resumo

Este artigo se orienta pelo seguinte problema de pesquisa: como o método de pesquisa-ação vem sendo utilizado em investigações nos programas de pós-graduação em mestrado e doutorado no Brasil? O objetivo é investigar os tipos de pesquisa-ação predominantes nesses trabalhos. O referencial teórico provém do entendimento de Thiollent (2011) de pesquisa-ação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada durante os anos de 2018 e 2019, em 64 dissertações e teses defendidas no período de 2011 a 2018 nos programas de pós-graduação em administração brasileiros. As informações obtidas foram submetidas à Análise de Conteúdo, utilizando-se as categorias definidas por Tripp (2005) de pesquisa-ação: técnica; prática; política; socialmente crítica; e emancipatória. Os resultados revelam um forte predomínio da visão técnica e prática de pesquisa-ação e pouca utilização nos
sentidos político e crítico-social, o que vai ao encontro da visão hegemônica funcionalista no campo da Administração. As contribuições do artigo são esclarecimentos sobre o uso da pesquisa-ação, bem como orientações para a exploração de novas tipologias.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Zanon da Silveira, R., Palassi, M. P., & Paes de Paula, A. P. (2024). Modos de uso de pesquisa-ação em Dissertações e Teses em Administração no Brasil. Organizações Em Contexto, 15(30), 317–349. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/868