Importância do Capital Intelectual em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p29-58Resumo
A gestão da informação e do conhecimento que resultam na formação do capital intelectual tem se apresentado como estratégias fundamentais para organizações que anseiam sucesso, tendo em vista que a partir do gerenciamento dos ativos intangíveis e da compreensão de capital estrutural, capital do cliente e capital humano, torna-se possível desenvolver estratégias competitivas no cenário em que a organização está inserida. O objetivo deste estudo foi investigar a importância atribuída aos ativos intangíveis críticos para avaliação do Capital Intelectual de cursos de Graduação em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Trata-se de um estudo de caso com finalidade descritiva. A pesquisa foi direcionada a quatro coordenadores de cursos de graduação da Instituição em que foi aplicado o instrumento de coleta de dados. O banco de dados foi construído em formato Excel, para elaboração das tabelas descritivas e aplicação do teste estatístico de Kruskal Wallis. Constatou-se a importância atribuída aos ativos intangíveis críticos em todas as dimensões do processo avaliativo. No entanto, falta o gerenciamento destes de forma eficiente, refletindo na composição do capital intelectual da Instituição. Percebeu-se que as coordenações não gerenciam de forma estratégica os ativos intangíveis existentes, impactando seu capital intelectual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.