Importância do Capital Intelectual em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Marlla de Oliveira Feitosa
  • Walid Abbas El-Aouar
  • Arthur William Pereira da Silva
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p29-58

Resumo

A gestão da informação e do conhecimento que resultam na formação do capital intelectual tem se apresentado como estratégias fundamentais para organizações que anseiam sucesso, tendo em vista que a partir do gerenciamento dos ativos intangíveis e da compreensão de capital estrutural, capital do cliente e capital humano, torna-se possível desenvolver estratégias competitivas no cenário em que a organização está inserida. O objetivo deste estudo foi investigar a importância atribuída aos ativos intangíveis críticos para avaliação do Capital Intelectual de cursos de Graduação em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Trata-se de um estudo de caso com finalidade descritiva. A pesquisa foi direcionada a quatro coordenadores de cursos de graduação da Instituição em que foi aplicado o instrumento de coleta de dados. O banco de dados foi construído em formato Excel, para elaboração das tabelas descritivas e aplicação do teste estatístico de Kruskal Wallis. Constatou-se a importância atribuída aos ativos intangíveis críticos em todas as dimensões do processo avaliativo. No entanto, falta o gerenciamento destes de forma eficiente, refletindo na composição do capital intelectual da Instituição. Percebeu-se que as coordenações não gerenciam de forma estratégica os ativos intangíveis existentes, impactando seu capital intelectual.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Feitosa , M. de O., El-Aouar , W. A., Pereira da Silva, A. W., Carneiro dos Santos , H. C., & Coelho , A. L. de A. L. (2024). Importância do Capital Intelectual em uma Instituição de Ensino Superior. Organizações Em Contexto, 17(34), 29–58. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p29-58