Instituições de mercado: como as restrições humanamente concebidas atuam como veículos para plasticidade do mercado

Autores

  • Elvis Magno da Silva
  • Valéria da Glória Pereira Brito

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p155-178

Resumo

O objetivo deste trabalho é trazer à tona a discussão sobre a institucionalização de ambientes e mercados, que é um dos cinco pilares da classificação de Nenonen et al. (2014), e apresentar as instituições de mercado como veículo de sua plasticidade. Delineamos questões e oportunidades de pesquisa em um contexto de contribuições recentes que propõem uma abordagem prática para os mercados. O desenvolvimento do arcabouço teórico se deu por meio de levantamento baseado em trabalhos clássicos sobre Economia Institucional como Veblen (1899) e Polanyi (1944), bem como trabalhos relevantes que se esforçaram para propor uma abordagem prática para os mercados como Nenonen et al. (2019), Baker et al. (2018), Hakala et al. (2017); entre outros. Ao final do trabalho consideramos que as instituições de mercado atuam como veículos para a plasticidade do mercado, haja visto que as instituições mantêm a forma tanto pelos benefícios que oferecem as partes envolvidas quanto pelos elaborados sistemas de monitoramento que mantêm estas instituições. E que a diferença de tipos de arranjos estruturais pode influenciar diretamente a institucionalização de ambientes e de mercados.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Magno da Silva, E., & Brito , V. da G. P. (2024). Instituições de mercado: como as restrições humanamente concebidas atuam como veículos para plasticidade do mercado. Organizações Em Contexto, 17(34), 155–178. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p155-178