A Educação no (Super) Mercado: O Conhecimento Vale O Quanto Pesa? Resultados da Política Neoliberal e a Ação Do Marketing Educacional.

Autores

  • Airton Rodrigues
  • Adriana Barroso de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p205-217

Palavras-chave:

: Marketing educacional. Neoliberalismo na educação brasileira. Comunicação e mercado educacional.

Resumo

Este artigo propõe apresentar alguns aspectos sobre o atual momento da educação no Brasil, a qual vem atravessando profundas mudanças em virtude da política econômica neoliberal que afetou de forma bastante incisiva o modo como a educação tem sido oferecida aos alunos, em especial no ensino superior da rede privada. A mercantilização da educação nesse contexto em que o conhecimento tem sido considerado um produto, atua por meio do marketing educacional utilizando-se de todas as estratégias e táticas para efetivar a conquista do seu público alvo, assim se apresenta como objeto do desejo das grandes corporações educacionais: o futuro aluno. Por representarem de forma direta o sentido de um negócio lucrativo, observamos um cenário complexo no qual a comunicação no mercado educacional vem sendo aplicada como importante ferramenta por grandes corporações nacionais e internacionais que compõem agências publicitárias altamente especializadas na chamada “captação de alunos para instituições de ensino”. Como base para reflexões, as análises serão elaboradas em estudos apresentados nas seguintes obras: “Comunicação para o mercado educacional” de Tório Barbosa. Dos passos estratégicos aos caminhos do marketing educacional” de Mekler Nichele Nunes e “A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público de Christian Laval.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rodrigues, A., & Barroso de Azevedo , A. (2024). A Educação no (Super) Mercado: O Conhecimento Vale O Quanto Pesa? Resultados da Política Neoliberal e a Ação Do Marketing Educacional. Organizações Em Contexto, 17(34), 205–217. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p205-217