A Educação no (Super) Mercado: O Conhecimento Vale O Quanto Pesa? Resultados da Política Neoliberal e a Ação Do Marketing Educacional.
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p205-217Palavras-chave:
: Marketing educacional. Neoliberalismo na educação brasileira. Comunicação e mercado educacional.Resumo
Este artigo propõe apresentar alguns aspectos sobre o atual momento da educação no Brasil, a qual vem atravessando profundas mudanças em virtude da política econômica neoliberal que afetou de forma bastante incisiva o modo como a educação tem sido oferecida aos alunos, em especial no ensino superior da rede privada. A mercantilização da educação nesse contexto em que o conhecimento tem sido considerado um produto, atua por meio do marketing educacional utilizando-se de todas as estratégias e táticas para efetivar a conquista do seu público alvo, assim se apresenta como objeto do desejo das grandes corporações educacionais: o futuro aluno. Por representarem de forma direta o sentido de um negócio lucrativo, observamos um cenário complexo no qual a comunicação no mercado educacional vem sendo aplicada como importante ferramenta por grandes corporações nacionais e internacionais que compõem agências publicitárias altamente especializadas na chamada “captação de alunos para instituições de ensino”. Como base para reflexões, as análises serão elaboradas em estudos apresentados nas seguintes obras: “Comunicação para o mercado educacional” de Tório Barbosa. Dos passos estratégicos aos caminhos do marketing educacional” de Mekler Nichele Nunes e “A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público de Christian Laval.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.