Perfil Discente e o Desempenho Acadêmico dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras

Autores

  • Geison Calyo Varela de Melo
  • Mariza Camila de Miranda
  • Sandra Maria dos Santos
  • Ana Maria Fontenelle Catrib
  • Augusto Cézar Aquino Cabral

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p303-327

Palavras-chave:

Perfil Discente. Desempenho Acadêmico. Ciências Contábeis.

Resumo

Nas últimas décadas, as discussões sobre desempenho acadêmico no ensino superior foram acentuadas e cada vez mais, buscou-se analisar as variáveis que exercem influência no processo de avaliação, dentre elas, variáveis ligadas ao perfil discente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é identificar a relação entre o perfil discente e o desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, explicativo, quantitativo e documental, com um total de 40 cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais e 11.566 discentes que se submeteram ao ENADE nos últimos três triênios de avaliação, referentes aos anos de 2012, 2015 e 2018. Pelos resultados, foi possível traçar um perfil sociodemográfico (sexo masculino, faixa etária entre 21 e 30 anos, brancos, trabalham integralmente e possuem renda entre 3 a 4,5 salários mínimos) e escolar (estudaram todo o ensino médio em escola pública tradicional, os pais possuem escolaridade de ensino médio e se dedicam entre uma e três horas de estudo fora de sala de aula) dos discentes. Infere-se ainda, que essas variáveis analisadas estão relacionadas significativamente e são consideradas como influenciadoras do desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Varela de Melo , G. C., Camila de Miranda , M., Maria dos Santos, S., Catrib , A. M. F., & Cabral , A. C. A. (2024). Perfil Discente e o Desempenho Acadêmico dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Organizações Em Contexto, 17(34), 303–327. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n34p303-327