ALÉM DAS FRONTEIRAS

HAITIANOS E A EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA DURANTE O PROCESSO MIGRATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p38-65

Palavras-chave:

violência, imigração, migração involuntária, Haiti

Resumo

A migração, especialmente em contextos involuntários, provoca transformações significativas e pode expor indivíduos a múltiplas formas de violência, resultando em sofrimento psíquico. Este estudo visa identificar e explorar as violências enfrentadas por imigrantes haitianos no Vale do Itajaí-SC. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A análise de conteúdo das narrativas, fundamentada na psicanálise e etnopsiquiatria, revelou que os haitianos sofreram violência racial, xenofobia, violência de gênero, violência conjugal e violência do Estado. Os achados oferecem uma compreensão do impacto da violência na saúde mental desses imigrantes, destacando a urgência de políticas públicas culturalmente sensíveis que enfrentem essas questões. 

Biografia do Autor

Bruna Adames, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em Psicologia

pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Graduada em Psicologia pelo Centro

Universit.rio de Brusque – UNIFEBE. Pesquisadora do N.cleo de Estudos sobre Psicologia, Migra..es

e Culturas (NEMPsiC), no qual integra o Grupo de Pesquisa Psicologia, Cultura e Sa.de Mental, nas

linhas de pesquisa Viol.ncia e Trauma. Membro da Equipe de recherche en paternariat sur la diversit.

culturelle et limmigration dans la r.gion de Qu.bec (.DIQ).

Lucienne Martins Borges, École de travail social et de criminologie da Université Laval

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora Titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá). Integrante da equipe de pesquisa ÉDIQ - Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle et limmigration dans la région de Québec (Canadá) e colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Co-fundadora do Service dAide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental" e membro do GT "Psicanálise e Clínica Ampliada" da ANPEPP. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Adames, B., & Borges, L. M. (2024). ALÉM DAS FRONTEIRAS: HAITIANOS E A EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA DURANTE O PROCESSO MIGRATÓRIO. Psicólogo InFormação, 25(25), 37–64. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p38-65