Convergências da Psicologia Escolar e o Desenvolvimento Moral de Crianças e Adolescentes

Autores

  • Valéria Calipo Universidade Metodista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0186-6549
  • Ricardo Silva dos Santos Durães Universidade Metodista de São Paulo e Universidade de Brasília
  • Elídia R. Gimenes
  • Fabiana Mateus Universidade Metodista de São Paulo
  • Valquíria Rossi Universidade Metodista de São Paulo
  • Carla M. Silverio
  • Tamara P. S. Sousa

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2502

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, crianças, adolescentes, escola

Resumo

O presente trabalho realizou uma revisão sistemática sobre o desenvolvimento moral no ambiente escolar, analisando publicações entre 2014 e 2024. As buscas foram feitas nas plataformas BVS-Psi e Scielo, utilizando as palavras-chave "desenvolvimento moral", "crianças, adolescentes" e "escola". Seguindo as diretrizes PRISMA, 97 artigos foram inicialmente identificados. Após aplicar os critérios de elegibilidade e inclusão, 5 artigos foram selecionados para análise. Os resultados indicam que um ambiente escolar que promove ética, engajamento e cordialidade auxilia na promoção do desenvolvimento moral. Aspectos como a promoção de assembleias de classe, atividades que estimulam a reflexão sobre situações cotidianas, e a criação de um clima escolar autoritativo contribuem para minimizar conflitos e favorecer a aprendizagem e participação nas vivências escolares.

Biografia do Autor

Valéria Calipo, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Ricardo Silva dos Santos Durães, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.

Elídia R. Gimenes

Mestranda no Programa de Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo. Fisioterapeuta.

Fabiana Mateus, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda no Programa de Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga.

Valquíria Rossi, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.

Carla M. Silverio

Mestranda no Programa de Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga.

Tamara P. S. Sousa

Mestranda no Programa de Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Calipo, V., Silva dos Santos Durães, R., R. Gimenes, E., Mateus, F., Rossi, V., M. Silverio, C., & P. S. Sousa, T. (2025). Convergências da Psicologia Escolar e o Desenvolvimento Moral de Crianças e Adolescentes. Psicólogo InFormação, 27(27), e2502. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2502