Convergências da Psicologia Escolar e o Desenvolvimento Moral de Crianças e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2502Palavras-chave:
Desenvolvimento moral, crianças, adolescentes, escolaResumo
O presente trabalho realizou uma revisão sistemática sobre o desenvolvimento moral no ambiente escolar, analisando publicações entre 2014 e 2024. As buscas foram feitas nas plataformas BVS-Psi e Scielo, utilizando as palavras-chave "desenvolvimento moral", "crianças, adolescentes" e "escola". Seguindo as diretrizes PRISMA, 97 artigos foram inicialmente identificados. Após aplicar os critérios de elegibilidade e inclusão, 5 artigos foram selecionados para análise. Os resultados indicam que um ambiente escolar que promove ética, engajamento e cordialidade auxilia na promoção do desenvolvimento moral. Aspectos como a promoção de assembleias de classe, atividades que estimulam a reflexão sobre situações cotidianas, e a criação de um clima escolar autoritativo contribuem para minimizar conflitos e favorecer a aprendizagem e participação nas vivências escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Psicólogo InFormação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.