FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
PERCEPÇÕES DOS SUPERVISORES E ESTAGIÁRIOS QUANTO AO PROCESSO DE SUPERVISÃO NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-006Palavras-chave:
Psicoterapia, Formação Profissional, Supervisão ClínicaResumo
Este estudo investigou as perspectivas de supervisores e supervisionandos sobre os benefícios e desafios da supervisão na formação em psicologia clínica, além de explorar suas expectativas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, com entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro supervisores e quatro alunos do 10º período de Psicologia de uma clínica escola. As entrevistas foram analisadas por meio do programa IRAMUTEQ e Análise Textual Discursiva (ATD). As análises indicaram cinco classes distintas, com percepções específicas de abordagens teóricas (Psicanálise, Gestalt-terapia, Comportamental e Sistêmica) e a experiência dos estagiários, além de princípios éticos e formação dos supervisores como temas centrais.
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