A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A IMPLANTAÇÃO DA LEI 13.935/2019 NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Patricia Vaz de Lessa Universidade Estadual de Londrina
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-005

Palavras-chave:

Psicologia Escolar Crítica, Educação Básica, Atuação dos Psicólogos(as)

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar dados de um mapeamento sobre a presença e atuação de psicólogos(as) escolares e educacionais nas secretarias municipais de educação do Paraná. De cunho qualitativo, de caráter documental, a investigação se deu em fontes oficiais: site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretarias Municipais de Educação, IBGE e Núcleos Regionais de Ensino. Foram localizados 434 Psicólogos trabalhando em secretarias de educação nos 399 municípios do Paraná. A discussão e a análise dos dados partem da perspectiva crítica em Psicologia. Fundamentamos na Psicologia Histórico-Cultural, para compreender o processo ensino-aprendizagem, considerando as multideterminações do processo de escolarização e a compreensão da atuação profissional na relação com a realidade educacional.

Biografia do Autor

Patricia Vaz de Lessa, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA) da Universidade de São Paulo - USP (2014). Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA) da Universidade de São Paulo - USP (2017).

E-mail: patricia.lessa@uel.br

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003) e Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E-mail: marildafacci@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Lessa, P. V. de, & Facci, M. G. D. (2025). A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A IMPLANTAÇÃO DA LEI 13.935/2019 NO ESTADO DO PARANÁ. Psicólogo InFormação, 27(27), e2025–005. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-005