COMUNIDADE, SOCIEDADE E SUBJETIVIDADE

SOBRE OS FINS E OS MEIOS EM POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-012

Palavras-chave:

comunidade, sociedade, política

Resumo

Este ensaio propõe uma distinção entre as noções de sociedade e comunidade, fundamentada na imanência das formações jurídico-sociais. Nosso objetivo é analisar como a escrita, enquanto índice de alteridade, constitui uma comunidade desobrada em contraposição a comunidades baseadas em identidade e na pertença, segundo as teorias de Esposito e Nancy. Em vez de tomar o indivíduo como fundamento da sociabilidade, recorre-se à alteridade e à impropriedade da escrita. Conclui-se que a escrita opera como ação política capaz de estabelecer um comum centrado não na identidade, mas ausência de referenciação, na diferença e na distância própria ao diferir incompatível, incompatível com o sistema jurídico-social que ordena uma suposta igualdade horizontal entre sujeitos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Souza Prado, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Professor Adjunto no curso e no PPG de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar - PI. Doutor (2017) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Colaborador no PPG-Psi da UFDPar. Coordenador do NuTEPSS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Subjetividade da UFDPar-PI. Integrante do GT de Psicologia Política da ANPEPP. 

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Associado IV do Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (Estudos da Subjetividade) da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenador do Ciclo de Leituras LaLit (latinoamericanidades literárias), Colaborador do RA2IL (Réseau pour une Approche Interdisciplinaire et International de la Lecture), Membro Associado do Instituto Riva-Agüero da PUC-Peru, Editor da Revista ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade e Membro do Conselho Editorial da EdUFMT.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Souza Prado, G. A., & Pinto de Almeida, L. (2025). COMUNIDADE, SOCIEDADE E SUBJETIVIDADE: SOBRE OS FINS E OS MEIOS EM POLÍTICA. Psicólogo InFormação, 27(27), e2025–012. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-012