NOTAS SOBRE A PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO

TENSÕES ENTRE O DISCURSO DO MESTRE DO (IM)POSSÍVEL EM SUA RELAÇÃO TRANSFERENCIAL

Autores

  • DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p153-181

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Discurso do Mestre, Relação Transferencial, Processo Educacional.

Resumo

Este artigo aborda a interseção entre a psicanálise e a educação, com um foco particular nas tensões surgidas a partir do discurso do mestre, que molda as relações educacionais. Explora-se a dinâmica transferencial que emerge nesse contexto e sua influência na eficácia do processo educacional. A compreensão das complexidades da transferência na educação pode informar práticas pedagógicas mais eficazes e promover um ambiente educacional mais enriquecedor e colaborativo.

Biografia do Autor

DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS, UNIFESP

Psicanalista, Mestre e Doutor em Educa..o. Pesquisador licenciado em Pedagogia com estudos dedicados

a inclus.o e diversidade, Bacharel em Administra..o. Especialista em tecnologias educacionais pela USP. Participa como pesquisador colaborador na C.tedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunica..o, Democracia e Diversidade USP/IEA. S.cio da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ci.ncia. Membro da Rede Nacional da Ci.ncia para a Educa..o- CPe.

E-mail: douglas.pestana@unifesp.br

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTOS, D. M. A. D. A. P. D. (2024). NOTAS SOBRE A PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE O DISCURSO DO MESTRE DO (IM)POSSÍVEL EM SUA RELAÇÃO TRANSFERENCIAL. Psicólogo InFormação, 25(25), 152–180. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p153-181