Newsgame e interculturalidade: acolhendo e inserindo a criança migrante na escola

Autores

  • Helena Schiavoni Sylvestre

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v26n26p37-52

Palavras-chave:

newsgame; interculturalidade; migração; escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma pesquisa-ação sobre a temática da acolhida e inserção de alunos migrantes em uma escola de Americana, no interior de São Paulo, a partir do desenvolvimento de um projeto intercultural que visa a aplicação de newsgames sobre as culturas boliviana e haitiana com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do colégio em questão. Como recurso teórico-metodológico, usamos os autores Sicart (2009) e Bogost et al (2010) para falar sobre newsgames; e Canclini (1998; 2005) para falar sobre interculturalidade. Como resultado, destaca-se a promoção da interação intercultural, o aumento da compreensão cultural, o desenvolvimento de atitudes positivas e o despertar de emoções nas crianças migrantes e não migrantes envolvidas. Tais conclusões indicam que os newsgames podem ser uma ferramenta valiosa para fortalecer as identidades culturais, fomentar a diversidade e promover um ambiente inclusivo nas escolas.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Sylvestre, H. S. (2024). Newsgame e interculturalidade: acolhendo e inserindo a criança migrante na escola. Anuário Unesco Metodista, 26(26), 37–52. https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v26n26p37-52