Newsgame e interculturalidade: acolhendo e inserindo a criança migrante na escola
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v26n26p37-52Palabras clave:
newsgame; interculturalidade; migração; escolaResumen
O presente artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma pesquisa-ação sobre a temática da acolhida e inserção de alunos migrantes em uma escola de Americana, no interior de São Paulo, a partir do desenvolvimento de um projeto intercultural que visa a aplicação de newsgames sobre as culturas boliviana e haitiana com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do colégio em questão. Como recurso teórico-metodológico, usamos os autores Sicart (2009) e Bogost et al (2010) para falar sobre newsgames; e Canclini (1998; 2005) para falar sobre interculturalidade. Como resultado, destaca-se a promoção da interação intercultural, o aumento da compreensão cultural, o desenvolvimento de atitudes positivas e o despertar de emoções nas crianças migrantes e não migrantes envolvidas. Tais conclusões indicam que os newsgames podem ser uma ferramenta valiosa para fortalecer as identidades culturais, fomentar a diversidade e promover um ambiente inclusivo nas escolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Anuário Unesco Metodista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.