A comunidade envolvida no bullying escolar

Autores

  • Flávia Daniela Bosi Leal

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p35-50

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre a comunidade que se desenvolve em torno das situações de Bullying Escolar. Buscamos promover uma revisão bibliográfica destacando os principais aspectos de pesquisas já realizadas que buscaram compreender os papeis que os indivíduos assumem em situações de Bullying escolar, e quais iniciativas podem ser adotadas a fim de reduzir os danos causados nessas situações. As reflexões partem, em primeira instância, da compreensão dos posicionamentos dos autores Luciene Regina Paulino Tognetta e Telma Pileggi Vinha (2019), e a partir de suas publicações, introduziu-se algumas pesquisas citadas por elas para compor o arcabouço teórico deste artigo. Como objetivos específicos temos as definições acerca dos papeis da vítima, do agressor e da plateia; apontamentos sobre o posicionamento da instituição escolar e das famílias; e informações sobre a atuação das equipes de ajuda em situação de bullying escolar. Este artigo amplia a perspectiva sobre a temática do bullying nas escolas, uma vez que destaca a importância da comunidade envolvida, que vai para além da vítima e do agressor, e inclui, fundamentalmente, a postura da plateia, que são aqueles que presenciam as agressões, destacando as contribuições que a implementação de equipes de apoio pode trazer para reduzir a gravidade dessas situações, além da influência de familiares e da própria comunidade local. Compreendendo a dinâmica dessa comunidade, torna-se possível adotar políticas mais efetivas para o combate ao Bullying nas escolas.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Leal, F. D. B. (2024). A comunidade envolvida no bullying escolar. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 22(44), 35–50. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p35-50