Ensino e aprendizagem criativos em tempos de pandemia: revisão de literatura

Autores

  • Janaina Chnaider
  • Tatiana de Cassia Nakano
  • Júlia Reis Negreiros
  • Luana Hillary Fusaro

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n45p1-22

Resumo

Diversos contextos sofreram implicações da Covid-19, dentre eles o educacional, que precisou encontrar rápidas soluções para se adaptar às novas demandas impostas pelo isolamento social. Pode-se dizer que a criatividade se tornou ainda mais importante nesse contexto durante a pandemia, pois se trata de uma habilidade que pode facilitar a adaptação e resolução de problemas diante de situações novas e inesperadas. Este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática sobre a criatividade no contexto educacional durante a pandemia da Covid-19. As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Um total de 91 artigos foram selecionados para análise, sendo 76,9% empíricos. Os dados indicaram que 72,9% dos estudos tiveram alunos como público-alvo, especialmente universitários (42,03%). A temática mais abordada nos estudos analisados envolve a utilização de métodos criativos no processo de ensino e aprendizagem (n=38), e, dentre os instrumentos mais utilizados estavam os questionários e escalas desenvolvidas especificamente para a pesquisa, além de entrevistas. Em relação aos resultados, considerando-se somente as pesquisas empíricas, a maior parte dos estudos (32%) apresentou um impacto positivo da criatividade no contexto educacional durante a pandemia, mostrando-se um recurso importante de enfrentamento desse período.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Chnaider, J., Nakano, T. de C., Negreiros, J. R., & Fusaro, L. H. (2024). Ensino e aprendizagem criativos em tempos de pandemia: revisão de literatura. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 22(45), 1–22. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n45p1-22